top of page

Benefícios para a saúde mental com exercício físico

Atualizado: 11 de mar. de 2019

Exercícios físicos são bons para o seu humor! “Exercitar-se frequentemente é muito bom para o humor, a memória e aprendizagem” explica o psiquiatra John Ratey da Escola de Medicina de Harvard, autor do livro “A Nova Ciência Revolucionária Do Exercício e do Cérebro” disponível apenas em inglês. Se você é um praticante de exercícios físicos, certamente depois de conhecer esses 10 benefícios que as atividades físicas trazem para sua saúde mental, vai ficar ainda mais empolgado com sua prática. E se você não tem o habito de praticar atividades físicas, pode ser que repense sua vida e comece a valorizar mais sua saúde física e principalmente sua saúde mental. Afinal, corpo e mente estão interligados, e o ideal é que tenhamos cuidados com os dois para uma boa qualidade de vida.




1- Produz Substâncias Químicas Para a Felicidade


Correr alguns kms por dia pode ser um sacrifício tremendo para alguns, mas vale

muito a pena! Correr promove a liberação de endorfinas, substâncias químicas que

produzem sentimentos de felicidade e euforia. Além disso, estudos também

mostram que correr alivia os sintomas da depressão.


Por isso que a grande maioria dos psicólogos recomendam para pessoas que

sofrem de ansiedade e depressão a pratica de exercícios físicos para melhorar sua

qualidade de vida.


Se você não é adepto da prática de exercícios físicos, saiba que atividades físicas 3

vezes por semana, por pelo menos 30 minutos podem trazer benefícios imediatos

para o seu humor.


2- Reduz o Estresse


Depois de um longo e duro dia de trabalho, não há nada melhor que ir a academia,

pedalar ou fazer uma corridinha (melhor ainda se for na praia!). Um dos benefícios

psicológicos da atividade física é a redução do estresse. Além disso, exercícios

físicos aumentam a produção de nerepinefrina (noradrenalina), uma substância

química que pode moderar a resposta do cérebro ao estresse.


Então vista uma roupa adequada e faça exercícios físicos, pois o mesmo melhora a

capacidade de nosso corpo em lidar com os efeitos negativos do estresse, o

estresse pode causar diversas doenças. Então, depois de passar horas sob o

estresse do trabalho e da vida cotidiana, nada como uma boa corrida para aliviar!


3- Melhora a Autoestima


Melhora Sua Autoestima!


Ter um corpo bem cuidado vai fazer você se sentir muito bem, como uma criança

feliz! A prática frequente de exercícios físicos, certamente vai melhorar a imagem

que você tem de si mesmo, e isso consequentemente irá aumentar sua autoestima.

Independente do peso, idade ou sexo, os exercícios físicos podem aumentar a

percepção positiva de si mesmo, e com isso você passa a se valorizar mais. Para

alcançar seus objetivos a dieta é muito importante.


4- Melhora Suas Relações Sociais


Grupos de exercícios ao ar livre são ótimos para conhecer pessoas! Com uma melhor percepção de si mesmo, autoestima elevada e consequentemente melhor saúde emocional, seu relacionamentos também podem melhorar muito. Por conta da sua autoconfiança, você poderá se sentir mais a vontade para se aproximar das pessoas. E se você frequentar a academia ou entrar para algum grupo de pratica de esportes, certamente ira conhecer gente nova.


5- Alivia a Ansiedade


Os neurotransmissores liberados durante e depois da prática de exercícios físicos podem ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade a sentirem-se mais tranquilas.

Pedalar ou fazer algum exercício aeróbico de média ou alta intensidade, podem reduzir os sintomas produzidos pela ansiedade. Portanto, a pratica de esportes e de exercícios físicos não servem apenas para queimar gordura ou ganhar massa muscular.


6- Previne o Desgaste Cognitivo


A medida que envelhecemos, aumentamos os riscos de contrair doenças degenerativas como o mal de Alzheimer, principalmente depois dos 45 anos de idade. Praticando exercícios físicos, principalmente entra os 25 e 45 anos, conseguimos aumentar as substancias químicas do cérebro que previnem a degeneração dos neurônios do hipocampo.


Além disso, exercícios físicos regulares estão associados a um menor risco de mortalidade. Principalmente devido a um efeito protetor cardiovascular da atividade física, que diminui o risco de acidente cardiovascular e melhora a função cognitiva reduzindo o risco de demência e doença de Alzheimer.


7- Melhora Sua Memória


O exercício regular melhora sua memória e a capacidade de aprender coisas novas, e aumenta a produção de células do hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem. As investigações nesse campo relacionam positivamente o desenvolvimento da memória de crianças com a condição física das mesmas.


E isso não acontece apenas com as crianças, os idosos também podem melhorar sua memória. Um estudo de Winter e Breitenstein demonstrou que realizar sprints (provas rápidas), melhora a aquisição e a retenção de vocabulário em adultos.


8- Aumenta Sua Capacidade Cerebral


Cérebro forte e saudável!


Ao praticar exercícios seu cérebro produz mais neurônios e mais interação entre eles, fenômeno conhecido como neurogênese, que faz com que seu cérebro aumente a capacidade de aprendizagem.


Em sua pesquisa, Vayman, Ying e Gomez-Pinilla, demonstraram que a prática de exercícios intensos, aumentam os níveis de uma proteína conhecida como BDNF (Brain Derived Neurotrophic Factor) encontrada no cérebro, que acreditam influenciar positivamente na tomada de decisão, no pensamento e na aprendizagem.


9- Ajuda Você a Ser Mais Produtivo


Uma investigação feita por Schwars e Hasson (2011) concluiu que trabalhadores que praticam algum tipo de atividade física, geralmente são mais produtivos e tem mais energia que seus colegas de trabalho que não praticam atividades físicas.


Além disso, a prática de atividades físicas antes de ir para o trabalho ou no horário de almoço, nos ajuda a manter-nos mais ativos durante o dia, evitando sonolência ou desatenção no trabalho, melhor qualidade de vida e saúde mental!


10- Ajuda a Controlar a Dependência Química


O cérebro libera dopamina (neurotransmissor de recompensa) em resposta a estímulos prazerosos como sexo, drogas ou alimentos. Infelizmente algumas pessoas se tornam dependentes de algumas substâncias que produzem a liberação de dopamina em grandes quantidades.


Os exercícios físicos podem ajudar na recuperação de dependentes, pois mesmo sessões curtas de exercícios físicos trazem efeitos positivos para quem esta se tratando.


Uma consequência negativa do abuso de substâncias químicas é a interrupção dos ciclos circadianos e como resultado pessoas dependentes tem dificuldades para conseguir dormir. Exercícios físicos ajudam a reiniciar o relógio do corpo e ajuda a dormir, melhorando sua saúde mental.


Agora você tem mais motivos para começar a praticar exercícios físicos, e você vai perceber as melhoras com o passar do tempo, pode ser que no início você não tenha muito ânimo, mas quando for percebendo os benefícios, tanto os físicos quanto os psicológicos, certamente não vai mais querer parar, sua saúde mental agradece!


202 visualizações0 comentário
bottom of page