Receitas da Nola

BARQUINHAS DE ALFACE COM ATUM E ERVILHA

INGREDIENTES

1 lata de atum sólido em água

½ xícara (chá) de ervilhas

½ cebola

1 maço de alface-romana baby

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE FAZER:

Descasque e pique fino a cebola. Numa peneira, escorra a água do atum, transfira para uma tigela e, com um garfo, misture a ervilha e a cebola. 

Preencha o centro das folhas de alface com a mistura de atum e ervilhas, transfira para uma travessa e regue com o molho.

BRIGADEIRO DE CENOURA

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
1 cenoura
1 colheres (sopa) de manteiga
manteiga para untar as mãos
açúcar cristal para confeitar

 

MODO DE FAZER:

Lave e descasque a cenoura. Corte e descarte a ponta superior. Pique a cenoura grosseiramente e transfira para o liquidificador.


Junte o leite condensado e bata até formar um creme bem liso.


Transfira o creme para uma panela, junte a manteiga e leve ao fogo baixo. Sem parar de mexer, cozinhe por cerca de 20 minutos, até que o ponto em que brigadeiro solte do fundo da panela - para verificar, levante a panela e incline ligeiramente: se o brigadeiro ainda formar uma camada grossa no fundo, cozinhe mais um pouco.


Desligue o fogo e transfira a massa para um prato fundo. Deixe esfriar bem, até chegar à temperatura ambiente.


Espalhe o açúcar cristal no prato raso.


Para fazer o formato de cenoura, unte as mãos com a manteiga, faça uma bolinha, aperte e modele uma das extremidades, formando um cone. Passe o brigadeiro em açúcar cristal para confeitar e transfira para uma tábua.


Com a ponta de uma faca, faça marcas horizontais, simulando os sulcos de uma cenoura. Se quiser, espete palitinhos. Você também pode decorar dando lacinhos verde com fita de cetim ou lã. Sirva a seguir.

MUFFINS SALGADO DE BRÓCOLIS COM QUEIJO

INGREDIENTES

3 ovos
½ xícara de óleo
½ xicara (chá) de leite
1 tomate sem semente picado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
200g de mussarela cortada em cubos 
300g de brócolis pré cozidos picados 
2 colheres (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de fermento químico 
parmesão ralado para finalizar

 

MODO DE FAZER:

No liquidificador bata os ovos, o óleo, o tomate e o leite até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha, o sal, a pimenta e o fermento químico e misture bem.

 

Por fim junte o brócolis e o queijo misturando com uma espátula. Coloque em forminhas de cupcakes forradas com as fominhas de papel ou untadas com um pouco de óleo, preenchendo 2/3 delas.

 

Finalize com parmesão ralado por cima leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 25 minutos ou até que espetando os bolinhos com um palito ele saia limpo.

BOLINHOS SALGADOS DE MILHO COM ABOBRINHA

INGREDIENTES

300 g de milho-verde congelado (ou 2 xícaras (chá) debulhado)
2 ovos
1 xícara (chá) de queijo meia -cura ralado (cerca de 100 g)
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de fubá mimoso
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 abobrinha
2 ramos de tomilho
azeite para refogar a abobrinha
queijo parmesão ralado a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga e fubá para untar e polvilhar a assadeira

 

MODO DE FAZER:

Pré aqueça o forno a 180 º C (temperatura média). Unte com manteiga 15 forminhas para empada de 7 cm de diâmetro. Polvilhe com fubá, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para tirar o excesso.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador - se um estiver estragado você não perde a receita.

 

Junte o milho congelado, o leite, a manteiga e ½ colher (chá) de sal. Enquanto o milho perde o gelo, prepare os outros ingredientes - se o milho estiver muito congelado a massa não fica fluida. 

 

Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, corte cada metade em 4 tiras e as tiras em cubos de 1 cm. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio.

 

Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte a abobrinha. Tempere com sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Reserve.

 

Bata os ingredientes do liquidificador até ficar liso. Transfira para uma tigela, junte o fubá e misture com um batedor de arame para dissolver bem os gruminhos. Acrescente o queijo ralado, a abobrinha refogada, o tomilho debulhado e misture bem. Por último, misture o fermento.

 

Com uma concha, preencha ⅔ do volume das forminhas com a massa e polvilhe com queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até crescer e dourar. Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar - passe uma faquinha na lateral das forminhas para ficar mais fácil.
 

OBS: esse bolinho é uma ótima opção para a lancheira das crianças.

 

PODE CONGELAR

Deixe os bolinhos esfriarem, embale em papel alumínio e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de descongelar leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos ou no forno micro-ondas por cerca de 5 minutos.

LASANHA DE BERINJELA COM TOMATE

INGREDIENTES

3 berinjelas
2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
2 ½ xícaras (chá) de mussarela ralada (cerca de 300 g)
queijo parmesão ralado a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE FAZER:

Pré aqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).


Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento.


Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado - não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante.


Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo mussarela ralado.

 

Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado.
Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

 

PODE CONGELAR

Para congelar, deixe a lasanha gelar, corte e embrulhe cada pedaço no papel alumínio. Na hora de consumir, desembrulhe e leve ao forno preaquecido em uma assadeira ou ao micro-ondas em um prato.

PÃO DE QUEIJO COM INHAME

INGREDIENTES

3 inhames (cerca de 350 g) 
½ xícara (chá) de polvilho azedo
½ xícara (chá) de polvilho doce
3 colheres (sopa) de azeite 
1 colher (chá) de sal 
½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado

MODO DE FAZER:

1. Pré aqueça o forno a 200 º C (temperatura média). 


2. Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios. 


3. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos - a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.


4. Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um - os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

 

PODE CONGELAR

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco.

 

Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, pré aqueça o forno a 180 º C (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno.

HAMBURGUER DE CARNE E BETERRABA

INGREDIENTES

500g de coxão mole
50g de beterraba ralada
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:

Em uma tigela misture a carne, 100 g de beterraba ralada, 100 g de abobrinha ralada, sal e pimenta do reino moída.


Com as mãos faça bolinhas e achate com a palma da mão modelando o hambúrguer.


Grelhe em uma frigideira com um fio de óleo por 3 minutos ou até dourar.

BATATA ROSTIE

INGREDIENTES

3 batatas comuns sem casca
sal e pimenta

MODO DE FAZER:

Forre a bancada ou tábua com um pano de prato limpo. Rale as batatas na face grossa do ralador. Em seguida, faça uma trouxinha e esprema o liquido da batata. Esprema bastante, para ela ficar bem sequinha.


Abra o pano novamente e tempere a batata com sal e pimenta.
Aqueça uma frigideira e coloque uma colher de sopa de azeite. Cubra todo o fundo da frigideira com as batatas e deixe por uns cinco minutos em fogo baixo para ela dourar.

 

Com o auxílio de um prato, vire a batata para dourar o outro lado. Pronto! Sua batata rostie está pronta!

BEIJINHO DE BATATA DOCE COM COCO

INGREDIENTES

1 xícara de chá de batata doce amassada. 
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açúcar demerara

MODO DE FAZER:

Cozinhar a batata doce no vapor com canela em pau e cravos da índia. Passe a batata no amassador (não esqueça de tirar o cravo e a canela antes de amassar!).

 

Deixe a batata esfriar. Misture em um bowl a batata doce amassada o leite e a açúcar. Faça as bolinhas, passe no coco ralado e enfeite como quiser. 


Fica uma delicia! 
* Se quiser pode colocar coco ralado na massa.

ESPAGUETE DE ABOBRINHA

INGREDIENTES

1 abobrinha
1 xícara de molho de tomate
1 ovo cozido
sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:

Passe as abobrinhas por um cortador de legumes em tiras finas para que fiquem no formato de espaguete e reserve.


Numa panela em fogo médio refogue 1 cebola roxa picada com uma colher de sopa de alho picado sem deixar dourar.


Adicione 1 quilo de tomate italiano sem pele cortado em cubos e deixe reduzir o excesso de água, até formar um molho.


Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Apague o fogo e reserve.


Adicione o molho ao espaguete de abobrinha, misture.
Finalize com o ovo cozido esfarelado ou em rodelas.

Se tiver carne moída prontinha pode colocar em cima do espaguete e depois o molho.

Bom apetite e divida com a gente sua experiência!

@giseledomenici

@cleanegourmet

Nova Logo Branca-01.png

Avenida Tiradentes, 451 - Vila Nova Itu /SP Sala 111B - 11º andar

11 4022 6946

©  Gisele Domenici        Lucas Gobetti

  • Instagram Gisele Domenici
  • Facebook Espaço Domenici